Mistura de cores - Cores Segundárias
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/cores-secundarias
Mistura entre cores primárias
As cores secundárias, de acordo com a teoria das cores, são formadas a partir da união em proporções iguais de duas cores primárias. Elas são: o laranja, o verde e o roxo (violeta).
Mas, antes de conhecer a distinção entre as cores secundárias e primárias e como elas podem ser obtidas, é importante saber a diferença entre cor-luz e cor-pigmento. A primeira, é toda cor formada pela emissão direta de luz. A cor-luz é aquela encontrada nos objetos, como monitores, lanternas e televisão.
A cor-pigmento, por sua vez, é a cor refletida por meio de um objeto, ou seja, a cor que o olho humano percebe. Sendo assim, ela é a cor que está presente nas tintas. Antes, a maneira mais fácil de alcançar as cores secundárias era através da mistura de duas cores primárias (vermelho, azul e amarelo), visto que essas cores não se decompõem, pois são puras e juntas formam todas as outras cores.
No entanto, o padrão mais utilizado hoje em dia para a mistura de pigmentos é o CMYK, no qual as cores primárias são formadas pelos tons: ciano, magenta e amarelo. Eles se juntam ao preto para dar contraste.
Por meio desse padrão, a mistura é feita de maneira subtrativa, pois à medida em que os pigmentos são adicionados, uma quantidade menor de cores é refletida. Ainda nesse sistema, as cores aditivas são obtidas através do comprimento de ondas de luz dos tons: vermelho, verde e azul, classificadas como RGB, do inglês Red, Green e Blue.
A luz branca, portanto, é composta por todas as cores visíveis, e não apenas por uma ou três cores. Mas, partindo de três cores principais, como o vermelho, o verde e o azul é possível obter luzes de todas as outras cores, inclusive branco.
No mundo colorido, além das cores secundárias e primárias, existe outra classificação importante, as chamadas cores terciárias. Elas são formadas a partir da combinação de uma cor primária com uma cor secundária. Exemplo: a combinação do vermelho mais o laranja dá origem ao vermelho-alaranjado, que é uma cor terciária.
Teoria das Cores
As cores são objetos de estudo do homem desde os tempos mais antigos. Para o filósofo Aristóteles (384 a.C - 322 a.C), a cor era uma representação da propriedades dos objetos.
Ao longo do anos, durante a Idade Média, outras teorias começaram a surgir. Desse modo, Leonardo da Vinci desenvolveu a Teoria das Cores. Segundo ele, a cor era propriedade da luz e não dos objetos.
Diante dessa teoria surgiu o sistema RYB (do inglês red, yellow e blue). Ele faz referência a relação que existe entre a luz e a natureza das cores. Durante muito tempo, os artistas utilizaram essa técnica para formar a extensa paleta empregada em suas obras.
Alguns ainda utilizam, embora esse método seja considerado cientificamente incorreto. Acontece que antigamente os pigmentos naturais de cor ciano e magenta eram muito difíceis de serem atingidos, por isso eram substituídos respectivamente pelo azul e pelo vermelho.
Características
Todas as cores, incluindo as cores secundárias, apresentam características como tom, matiz e intensidade. Veja a definição de cada uma delas.
Tom: refere-se a quantidade de luz presente na cor. Ao adicionarmos preto a uma matiz, ele fica gradualmente mais escuro, logo essa graduação é conhecida como escala tonal. Já se for adicionado branco a uma matiz, serão obtidas escalas tonais mais claras.
Matiz: é responsável pela distinção e definição de uma cor. As cores azul, vermelho e amarelo são exemplos de matizes. A misturar azul e amarelo, por exemplo, cria-se outra matiz: verde. Assim, a mistura de matizes dá origem a outro matiz.
Intensidade: A intensidade está relacionada com o brilho da cor. Um matiz de intensidade alta é vívida, brilhante, a exemplo do amarelo. Um matiz de intensidade baixa é mais apagada, como as cores pastéis.
Cores secundárias: círculo cromático
O círculo cromático ajuda a visualizar as cores secundárias, primárias e terciárias que formam o espectro visível. Dessa forma, ele se divide em: cores frias e quentes, com um total de 12 cores. São elas: vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo (violeta), vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, vermelho-arroxeado, amarelo-esverdeado e azul-esverdeado.
Já o branco e o preto são resultados da presença ou ausência de luz. A cor branca consiste na luz pura, nela há uma reflexão total das sete cores. A cor preta, por sua vez, compreende a ausência total de luz, visto que as cores não se refletem, elas são apenas absorvidas. É só observar que quando a luz do sol incide em um objeto branco, este reflete os raios solares, já o objeto preto os absorve.
Cores complementares
As cores complementares são aquelas posicionadas de maneira oposta umas às outras. Desse modo, a cor complementar de uma cor primária é uma das cores secundárias e vice-versa. Já as cores terciárias possuem outras cores terciárias como complementares.
A cor complementar do vermelho, por exemplo, é o verde; a cor complementar do azul é o laranja; e assim por diante. Nas artes plásticas, elas servem para gerar movimento e harmonia ou criar pontos de destaques, se colocadas justapostas.
Mas, de maneira geral, elas servem para diminuir a intensidade das cores ou criar novas cores, como o cinza e os tons neutros. Além disso, as cores complementares apresentam maior contraste entre si e absorvem mais seus espectros.
Temperatura das cores
Além do conhecimento adquirido sobre as cores secundárias, é importante saber que as cores também podem ser classificadas quanto as tonalidades e sensações que conseguem transmitir. A esse fenômeno dá-se o nome de: temperatura das cores.
Através dele, as cores que dão ideia e sensação de frio são chamadas de cores frias, como o azul, o verde e o violeta. Já as cores que transmitem uma ideia ou sensação de calor são chamadas de cores quentes.
Por último, as cores neutras são aquelas que não transmitem nenhuma das duas sensações, pois elas apresentam uma menor reflexão da luz. Nestes casos, estão as cores acinzentadas, marrons e com tons pastéis.
Comentários
Postar um comentário